A história de Robinson Shiba e do Gendai

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A história de Robinson Shiba, fundador do restaurante Gendai, é feita de muitas superações. O empreendedor passou por muitos desafios e hoje se tornou inspiração para quem deseja obter uma trajetória de sucesso.

Com a clássica frase “acredite em você, sempre!”, Shiba é a prova de que esforço e dedicação valem muito a pena. Conheça aqui a história do empresário e inspire-se!

O início

Robinson Shiba não era apaixonado por gastronomia e nem sonhava em abrir um restaurante. Ele era estudante de odontologia no Brasil e decidiu viajar para os Estados Unidos para aprimorar seu inglês. Porém, tudo muda quando ele é assaltado e perde todo o dinheiro que tinha em sua doleira (tipo de bolsa escondida sob a calça ou camisa).

Shiba começou a passar por dificuldades financeiras, mas não desistiu do sonho de estudar nos EUA. Ele passou a trabalhar na cozinha de restaurantes como lavador de pratos. Depois, atuou como entregador de pizza e fast food. Com esta renda fixa, ele tirava o sustento para permanecer no país.

Ideia, estudo e investimento

Shiba passou a perceber como a comida pronta fazia sucesso nos EUA e suspeitou que a tendência também poderia ser lucrativa no Brasil. Ele iniciou um estudo sobre modelos de fast food e como poderia adaptá-los para a realidade brasileira.

Foram mais de seis anos de análise até a inauguração do primeiro restaurante do empresário, em Moema, São Paulo, 1992. A conquista foi possível com a ajuda de seu pai, após a venda de um apartamento por um terço do preço para levantar capital e investir na marca.

Sucesso 

A visão estratégica de Shiba o tornou um dos principais empreendedores do país. Atualmente, ele é presidente do  grupo Trendfoods, que gerencia o Gendai, rede de restaurantes de culinária japonesa que se tornou grande sucesso.

Gendai do Shopping Anália Franco, localizada no piso Tulipa

E para nós, Shiba deixa uma grande lição: 

“Não tenha medo de errar! Obviamente faça um planejamento, eu sei que é muito difícil e é cara a contratação de pesquisas para identificar nichos, mas se você tem feeling, faça uma pesquisa mesmo que informal junto aos seus amigos visite o máximo de concorrentes que você tem no seu negócio, e implante, porque se você não implantar, alguém vai implantar.” – Robinson Shiba

Compartilhar.

Sobre o autor

Redação Anália

Moda, lazer, variedades e tudo sobre o Anália.

Deixe uma resposta